PUBLICAÇÕES

A rich vehicle routing problem dealing with perishable food: a case study

AUTORES

PEDRO AMORIM

SOPHIE N, PARRAGH

BERNARDO ALMADA-LOBO


NOV/2012

REVISTA: TOP (MADRID)

EDIÇÃO: 22 / 2

PÁGINAS: 489-508


This paper presents a successful application of operations research techniques in guiding the decision making process to achieve a superior operational efficiency in core activities. We focus on a rich vehicle routing problem faced by a Portuguese food distribution company on a daily basis. This problem can be described as a heterogeneous fleet site dependent vehicle routing problem with multiple time windows. We use the adaptative large neighbourhood search framework, which has proven to be effective to solve a variety of different vehicle routing problems. Our plans are compared against those of the company and the impact that the proposed decision support tool may have in terms of cost savings is shown. The algorithm converges quickly giving the planner considerably more time to focus on value-added tasks, rather than manually correct the routing schedule. Moreover, contrarily to the necessary adaptation time of the planner, the tool is quite flexible in following market changes, such as the introduction of new customers or new products.

ACESSE O ARTIGO COMPLETO
Por Luana Martins 16 de abril de 2025
Dois dias de trocas, provocações e conexões para o futuro do setor elétrico!
Por Luana Martins 29 de julho de 2024
Descubra como esse investimento pode conferir uma política mais eficiente para a sua gestão de portfolio e riscos, além de auxiliar na tomada de decisões de uma maneira dinâmica e segura. A tecnologia é capaz de trazer informações essenciais e dar suporte às decisões de compra e venda de energia. Sabemos que controles ineficazes e o uso de ferramentas pouco flexíveis, como planilhas, comprometem a segurança e confiança no mercado, dessa forma plataformas como o Imeris, atuam no acompanhamento da posição atual e garantem informações cruciais para a tomada de decisão e avaliação de cenários futuros. Afinal, para entender as oportunidades no setor elétrico é preciso agilidade, estratégia e inteligência de mercado. Ainda, para aqueles que utilizam planilhas para realizar o controle de suas carteiras comerciais trouxemos alguns pontos que devem ser levados em consideração, mesmo que essas sejam fáceis de modificar e deem a sensação de liberdade por parte da sua empresa. No entanto, essas planilhas podem se tornar prejudiciais para o gerenciamento de riscos à medida que a complexidade do seu portfólio aumenta, estando mais suscetível a erros humanos simples que podem prejudicar os relatórios e análises. Levantamos abaixo as razões para sua comercializadora mudar para uma plataforma digital de gestão e melhorar sua eficiência, avaliações e auditabilidade.
Por Luana Martins 28 de maio de 2024
Os novos paradigmas da programação horária e suas consequências para o mercado protagonizaram as discussões na nossa edição de 2024!
Ver mais