Dinamismo, preparo, produtos e serviços de alto nível.


Ao aliar o conhecimento acadêmico com a prática de mercado, a Norus facilita o dia a dia das empresas que decidem o futuro da energia e das operações. O resultado?

Mais produtividade e competitividade.


Movidos pelo espírito colaborativo, nosso foco é encontrar a solução mais inovadora e eficaz, atuando com ética, respeito e honestidade. Assim, você se sente mais confiante na hora de tomar decisões.


Estamos à altura do seu desafio. Aqui a evolução nunca para.


2016

Lançamento do "Prospec"

2017

Começamos o ano com 5 clientes, terminamos com 30!

2018

Evoluímos para “Norus” e não paramos de crescer

2015

Desenvolvimento de sistemas

2011

Consultorias, treinamentos e projetos de P&D

2011

Fundação da "Plan4 Engenharia"

2016

Desenvolvimento de outros produtos

Nascemos em 2011 e nos chamávamos Plan4. Éramos quatro engenheiros ansiosos para aplicar todo o nosso conhecimento científico e acadêmico na indústria e no mercado.

Começamos pelas consultorias, pelos treinamentos e pelos projetos de pesquisa e desenvolvimento. Depois vieram os sistemas.

Nós não nos limitamos ao que já tínhamos. A vontade de crescer e expandir sempre fez parte da nossa empresa.


Em 2015, passamos a desenvolver soluções completas: ouvimos as necessidades dos nossos clientes e elaboramos estratégias de apoio, traduzidas em sistemas sob demanda ou pronta entrega.


O Prospec foi nosso primeiro produto, desenvolvido especialmente para facilitar o processo de projeção do preço da energia no mercado de curto prazo.


Ele foi o pontapé de uma nova fase: em 2016 passamos a comercializá-lo e a desenvolver, em paralelo, outros produtos.


Em 2017, a Plan4 se consolidou. Começamos o ano com 5 clientes e terminamos com seis vezes mais - um número bastante expressivo considerando nosso segmento de atuação.


Em 2018 seguimos nos trilhos, mas a necessidade de transparecer ainda mais a nossa identidade, o nosso real propósito, tornou-se latente. Foi aí que decidimos mudar de nome.


Somos mais do que uma empresa de engenheiros, mais do que uma empresa de tecnologia. Nós não desenvolvemos sistemas, nós fazemos parte deles. Ao somar o conhecimento acadêmico com a prática de mercado, criamos soluções inovadoras e contribuímos para uma indústria robusta e próspera.


E, definitivamente, nós facilitamos decisões. Nossos clientes, todos os dias, lidam com uma série de variáveis e precisam fazer escolhas.

Escolhas que terão impacto no presente e no futuro. Escolhas que influenciarão não apenas o mercado, mas também a vida de milhões de pessoas.


A responsabilidade é grande, mas nós damos conta do recado.

E se contribuímos para o desenvolvimento do mercado e de nossos clientes, então, nos desenvolvemos também.


A Plan4 se tornou Norus, uma empresa dinâmica, eficaz e altamente qualificada, cujo maior valor são as pessoas que fazem parte da sua história.


"Norus" é uma combinação entre as palavras “Nous” e “Neural”.

Enquanto a primeira vem do grego antigo e significa "intelecto", "mente", "razão",  a segunda remete à capacidade de conectar ideias e gerar insights. Sendo assim, Norus é a capacidade de inovar e desenvolver soluções a partir do nosso conhecimento em equipe.


Norus nos inspira a sermos mais, a darmos o próximo passo, a irmos além. Norus é a evolução constante.


Desenvolva suas habilidades e faça parte de uma empresa que não para de crescer.

Aqui o aprendizado é constante, o crescimento é incentivado e a força está no coletivo!

PUBLICAÇÕES


Por Luana Martins 29 de julho de 2024
Descubra como esse investimento pode conferir uma política mais eficiente para a sua gestão de portfolio e riscos, além de auxiliar na tomada de decisões de uma maneira dinâmica e segura. A tecnologia é capaz de trazer informações essenciais e dar suporte às decisões de compra e venda de energia. Sabemos que controles ineficazes e o uso de ferramentas pouco flexíveis, como planilhas, comprometem a segurança e confiança no mercado, dessa forma plataformas como o Imeris, atuam no acompanhamento da posição atual e garantem informações cruciais para a tomada de decisão e avaliação de cenários futuros. Afinal, para entender as oportunidades no setor elétrico é preciso agilidade, estratégia e inteligência de mercado. Ainda, para aqueles que utilizam planilhas para realizar o controle de suas carteiras comerciais trouxemos alguns pontos que devem ser levados em consideração, mesmo que essas sejam fáceis de modificar e deem a sensação de liberdade por parte da sua empresa. No entanto, essas planilhas podem se tornar prejudiciais para o gerenciamento de riscos à medida que a complexidade do seu portfólio aumenta, estando mais suscetível a erros humanos simples que podem prejudicar os relatórios e análises. Levantamos abaixo as razões para sua comercializadora mudar para uma plataforma digital de gestão e melhorar sua eficiência, avaliações e auditabilidade.
Por Luana Martins 28 de maio de 2024
Os novos paradigmas da programação horária e suas consequências para o mercado protagonizaram as discussões na nossa edição de 2024!
Por Luana Martins 31 de outubro de 2023
O programa DESSEM é um modelo de otimização de curtíssimo prazo para determinar a programação diária da operação de sistemas hidrotérmicos, incluindo as fontes intermitentes, em um horizonte de algumas semanas e discretização de até meia-hora. Recentemente, os valores apontados pelo DESSEM para o Custo Marginal de Operação do sistema elétrico para os intervalos de 30 minutos que antes eram muito similares, saíram do piso e começaram a se diferenciar dos outros modelos. Dessa forma, tornou-se interessante de utilizá-lo a fim de identificar oportunidades no Mercado Livre de Energia. Nossos clientes podem optar por rodar este modelo e aproveitar seus benefícios com o auxílio do Pluvia e do Prospec. Apresentamos as facilidades que as nossas plataformas conferem aos seus usuários para tornar a execução do Dessem mais amigável e os motivos para que você solicite o teste das nossas soluções!
Por Luana Martins 15 de agosto de 2023
Conheça as funcionalidades e features atuais que estão disponíveis na nova plataforma lançada pela Norus que busca criar um espaço colaborativo onde organizações compartilham seus demonstrativos financeiros e examinam os dados de outras empresas participantes.
Por Bruna de Souza 22 de junho de 2023
Dicas e explicações didáticas das mudanças relacionadas a inserção das eólicas nos modelos NEWAVE, DECOMP e GEVAZP.
Por João Pedro Lima 2 de junho de 2023
Quando se fala de risco de portfólio, especialmente em relação à mercado, o que se pretende mensurar é, em geral, qual a perda financeira decorrente da variação da marcação à mercado (MtM) de um dia para o outro (holding period igual à 1). Ou seja, qual o risco financeiro que uma empresa se expõe ao segurar a posição por um dia. Considerando que a posição em termos de volume é conhecida, ou seja, desconsiderando possíveis variações de volume devido à, por exemplo flexibilidades, geração e consumo, a grande questão é o quanto o preço de mercado pode variar, pois essa informação permitirá medir o risco que o agente está assumindo. Exemplo: Um agente posicionado long (comprado) em um determinado produto, a preço fixo, está exposto à variação da MtM. Se essa subir, significa que a empresa fez um bom negócio, visto que ele poderá vender essa energia à um preço maior. Por outro lado, se o preço cair, significa prejuízo em relação ao dia anterior, uma vez que vender a energia no dia anterior traria um resultado melhor do que negociar a energia na marcação atual. Em outras palavras, a variação da MtM terá impacto, positivo ou negativo, dependendo do posicionamento do agente, conforme Figura 1.
Por Bruna de Souza 23 de maio de 2023
Dicas e explicações didáticas das mudanças relacionadas ao modelo NEWAVE e a sua nova função: execução na modalidade híbrida.
29 de março de 2023
Agentes, pesquisadores e demais atores do setor elétrico vieram a Florianópolis debater sobre o futuro da formação de preço e gestão de risco no mercado de energia.
21 de julho de 2022
Esses receios vêm, sobretudo, dos novos entrantes do mercado livre de energia e devem ser levados em consideração pelas comercializadoras, a fim de garantirem melhor relacionamento e melhores negociações.
29 de junho de 2022
Sua empresa tem uma política eficiente de gestão de riscos? Saiba a importância da implantação dessas práticas e conheça nossas 5 dicas para ajudar você na tomada de decisão.
Show More
Share by: