PUBLICAÇÕES

Descomplica aí, Norus! #2

EÓLICAS NOS MODELOS NEWAVE, DECOMP E GEVAZP

A inserção das eólicas na execução dos modelos NEWAVE¹ e DECOMP¹ trouxeram novos arquivos aos decks. Dessa vez, os arquivos pertencem a uma biblioteca criada pelo CEPEL e são no formato de arquivos separados por vírgula (csv). Isso facilitará a vida de quem precisa alterar esses arquivos frequentemente, já que esse tipo de arquivo é mais amigável se comparado aos arquivos originais dos decks.


Fizemos um compilado do que sabemos até agora sobre as funcionalidades das eólicas e esses arquivos csv. Também listamos algumas dicas para executar esses modelos com a inserção das eólicas no produto da Norus, o Prospec.


Como um resumo, fizemos essa lista com qual funcionalidade precisa estar em qual tipo de deck para que as eólicas sejam levadas em consideração na execução dos processos de otimização do NEWAVE e DECOMP e na geração de cenários pelo GEVAZP¹.


  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CADASTRO: NW + DC + GVZP
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POTENCIA-INSTALADA: NW + DC
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CONFIGURACAO: NW + DC + GVZP
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-SUBMERCADO: NW + DC
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-FUNCAO-PRODUCAO-VENTO-POTENCIA-LINEAR: NW + DC
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-GERACAO: NW + DC
  • POSTO-VENTO-CADASTRO: NW + GVZP
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POSTO: NW + GVZP
  • VENTO-HISTORICO: NW + GVZP


As versões desses modelos, ainda em teste, quando escrevemos esse artigo são:

NEWAVE 28.12

DECOMP 31.17

GEVAZP 9.1.6


Além disso, fizemos um vídeo para explicar um pouco melhor sobre todos esses arquivos e o impacto em execuções, você pode acessá-lo aqui.


Esperamos que nossas dicas ajudem você a se encontrar nessa novidade do setor!


¹Os softwares NEWAVE, DECOMP e GEVAZP são de propriedade do CEPEL.

Por Luana Martins 29 de julho de 2024
Descubra como esse investimento pode conferir uma política mais eficiente para a sua gestão de portfolio e riscos, além de auxiliar na tomada de decisões de uma maneira dinâmica e segura. A tecnologia é capaz de trazer informações essenciais e dar suporte às decisões de compra e venda de energia. Sabemos que controles ineficazes e o uso de ferramentas pouco flexíveis, como planilhas, comprometem a segurança e confiança no mercado, dessa forma plataformas como o Imeris, atuam no acompanhamento da posição atual e garantem informações cruciais para a tomada de decisão e avaliação de cenários futuros. Afinal, para entender as oportunidades no setor elétrico é preciso agilidade, estratégia e inteligência de mercado. Ainda, para aqueles que utilizam planilhas para realizar o controle de suas carteiras comerciais trouxemos alguns pontos que devem ser levados em consideração, mesmo que essas sejam fáceis de modificar e deem a sensação de liberdade por parte da sua empresa. No entanto, essas planilhas podem se tornar prejudiciais para o gerenciamento de riscos à medida que a complexidade do seu portfólio aumenta, estando mais suscetível a erros humanos simples que podem prejudicar os relatórios e análises. Levantamos abaixo as razões para sua comercializadora mudar para uma plataforma digital de gestão e melhorar sua eficiência, avaliações e auditabilidade.
Por Luana Martins 28 de maio de 2024
Os novos paradigmas da programação horária e suas consequências para o mercado protagonizaram as discussões na nossa edição de 2024!
Por Luana Martins 31 de outubro de 2023
O programa DESSEM é um modelo de otimização de curtíssimo prazo para determinar a programação diária da operação de sistemas hidrotérmicos, incluindo as fontes intermitentes, em um horizonte de algumas semanas e discretização de até meia-hora. Recentemente, os valores apontados pelo DESSEM para o Custo Marginal de Operação do sistema elétrico para os intervalos de 30 minutos que antes eram muito similares, saíram do piso e começaram a se diferenciar dos outros modelos. Dessa forma, tornou-se interessante de utilizá-lo a fim de identificar oportunidades no Mercado Livre de Energia. Nossos clientes podem optar por rodar este modelo e aproveitar seus benefícios com o auxílio do Pluvia e do Prospec. Apresentamos as facilidades que as nossas plataformas conferem aos seus usuários para tornar a execução do Dessem mais amigável e os motivos para que você solicite o teste das nossas soluções!
Ver mais
Share by: