Norus Summit 2025
Dois dias de trocas, provocações e conexões para o futuro do setor elétrico!
Abertura do evento
Nos dias 10 e 11 de abril, aconteceu a terceira edição do Norus Summit, e o que vivemos ali foi muito mais do que um evento — foi uma verdadeira imersão nos dilemas, aprendizados e perspectivas do mercado de energia.
Durante dois dias, reunimos líderes, especialistas e agentes do mercado em Florianópolis para refletir e construir juntos os próximos passos do setor. Contamos com quinze palestrantes que conduziram as discussões para um público de mais de 120 participantes, de 65 diferentes empresas e instituições do setor elétrico.
Com uma curadoria de conteúdo pautada pelos principais desafios do momento, o evento proporcionou conversas técnicas, estratégicas e provocativas, que trouxeram diferentes visões sobre como lidar com a complexidade crescente do ambiente de comercialização e operação de energia no Brasil.
A Norus atua diretamente para uma transição energética segura e sustentável por meio dos seus serviços e produtos digitais. O Norus Summit tende a ser um passo cada vez maior nesse sentido, onde as áreas de inteligência da energia se reúnem para afrontar os desafios dos novos paradigmas mundiais.
Abertura
Vitor de Matos na abertura do evento e um agradecimento especial para os nossos parceiros.
A abertura do evento foi marcada por uma fala do CEO da Norus Vitor Luiz de Matos, com agradecimentos especiais aos parceiros AWS e Ingram Micro, que contribuíram para tornar o Norus Summit 2025 possível. Em seguida, o público foi convidado a conhecer algumas das novidades mais aguardadas da Norus.
Foram apresentadas as atualizações do Suite for Energy, a plataforma que consolida os nossos principais produtos em uma jornada integrada para comercializadoras de energia. Além disso, foi anunciada a chegada do BackOps, um novo sistema de ETRM, fortalecendo o ecossistema de soluções oferecido pela Norus para apoiar os agentes do setor em um ambiente de mercado cada vez mais dinâmico e desafiador.
1º dia
Logo no início da programação, abrimos espaço para um debate essencial sobre Os Avanços de modelagens e os impactos na operação e no PLD. O painel contou com a presença de Alessandra Mattos de Oliveira - Analista de metodologias e modelos energéticos do ONS, Cristiane Cruz - Pesquisadora no CEPEL e gerente do modelo NEWAVE, Mariana Iizuka - Analista de Modelos e estudos energéticos da CCEE, Renata Hunder - Gerente de Middle Office da ENEVA e a moderação do líder de estudos e pesquisas em energia da Norus - Paulo Vitor Larroyd, e discutiu mudanças relevantes na estrutura dos modelos utilizados, como as atualizações nos modelos chuva-vazão, nos processos de precipitação e a adoção do NEWAVE Híbrido.
As discussões se concentraram nos efeitos observados ao longo de 2024 e nos primeiros meses de operação da nova versão em 2025, apontando também os caminhos futuros da evolução dos modelos. As apresentações podem ser obtidas aqui:
Alessandra Mattos, Cristiane Cruz, Mariana Iizuka, Renata Hunder e Paulo Larroyd no painel
Os avanços de modelagens e os impactos na operação e no PLD.
Na sequência, entramos em um dos temas mais desafiadores para os agentes: Política de risco e estratégia comercial. Estiveram presentes André Garcia - Global Head of Risk Management na Atlas, Gregory Santos - Especialista de Riscos da Reenergisa, Lucas Vallim - Head de Operações da Skopos Energia e Vitor de Matos - CEO da Norus, que também moderou o painel e exploraram como as políticas de risco, muitas vezes definidas em momentos distintos do mercado, podem não refletir adequadamente a exposição real das empresas frente a um cenário volátil e imprevisível.
Foram apresentadas diferentes abordagens de adaptação e alinhamento entre estratégia comercial e realidade operacional, sempre com foco na proteção dos resultados. As apresentações podem ser obtidas aqui:
André Garcia, Gregory Santos, Lucas Vallim e Vitor de Matos no painel
Política de Risco e Estratégia Comercial: Conectando as expectativas à realidade de mercado.
2º dia
O segundo dia de evento seguiu com um olhar mais profundo sobre Governança nos processos de operação e formação do PLD, tema que ganhou nova relevância após mudanças importantes ao longo de 2024. O painel contou com a moderação do líder de estudos e pesquisas em energia da Norus - Paulo Vitor Larroyd, e a participaram do debate Álvaro França – Gerente de Inteligência da Elétron Energy, Débora Jardim - Especialista da área de Metodologias e Modelos Energéticos do ONS, Guilherme Matiussi - Gerente de Modelos e Estudos Energéticos da CCEE e Vinicius Grossi - Especialista em Regulação - SGM/ANEEL.
Buscaram analisar como agentes e instituições podem se posicionar para garantir que os avanços em modelagens e processos de precificação ocorram de forma estruturada, transparente e sustentável. Entre os pontos de atenção, esteve o ritmo acelerado de implantação de mudanças e seus impactos diretos sobre a comercialização de energia e precificação de curto prazo. As apresentações podem ser obtidas aqui:
Álvaro França, Débora Jardim, Guilherme Matiussi, Vinicius Grossi de Oliveira e Paulo Vitor Larroyd no painel Governança nos processos de operação e formação do PLD.
Encerrando a jornada de painéis, a conversa sobre Risco de crédito trouxe experiências e aprendizados sobre como mitigar situações indesejadas com contrapartes. Participaram desse debate Erick Takarabe - Head de Risco e Análises Estratégicas da N5X, Helen Apolinário - Gerente de Monitoramento das Operações de Mercado na CCEE e Paulo Mayon - co fundador da Risk3, contando com a moderação de Vitor de Matos - CEO da Norus.
A discussão abordou tanto estratégias internas — como o fortalecimento das políticas de crédito — quanto soluções de mercado que podem tornar o ambiente mais resiliente frente a falhas de adimplemento. As apresentações podem ser obtidas aqui:
Erick Takarabe, Helen Apolinário, Paulo Mayon e Vitor de Matos no painel Risco de Crédito: Como mitigar situações indesejadas com contrapartes.
Para além do conteúdo técnico
O Norus Summit também é um ponto de reencontros e construção de novas conexões. O espaço Networking | Office foi montado para que os participantes ficassem à vontade durante todo o evento, de maneira que demandas de trabalho, videochamadas e conversas paralelas pudessem ser realizadas sem perder a conexão com as plenárias.
O evento contou com a participação em peso do time da Norus, o qual teve a oportunidade de trocar experiências e receber feedbacks sobre os produtos digitais Prospec, Pluvia, Imeris. Além disso, pudemos compartilhar um pouco das novidades que a Norus traz à mercado em 2025: o ecossistema Suite for Energy e o BackOps.
Espaço Networking | Office e time da Norus.
O happy hour na quinta-feira e o almoço de encerramento na sexta-feira foram momentos marcantes, em que as conversas ganharam ainda mais profundidade fora dos palcos.
A atmosfera colaborativa que tomou conta dos dois dias reforça um dos pilares do evento:
a inteligência coletiva como motor de transformação.
Esperamos que todos os participantes tenham aproveitado ao máximo o evento. Sintam-se a vontade parar compartilhar sugestões para o Norus Summit 2025 pelo
eventos@norus.com.br.
Um grande abraço e até a próxima!

