PUBLICAÇÕES

Qual a influência das chuvas no preço da energia elétrica?

Entenda como a escassez ou o aumento das chuvas impactam o preço da energia e descubra a solução que vai te ajudar a prever afluências de vazão (e tomar decisões com mais confiança)

Não é incomum vermos na grande mídia matérias que relacionam a falta de chuvas com o aumento do preço da energia elétrica. Em meados de 2021 foi noticiado pelos principais jornais do país que o Brasil vem vivendo a pior seca dos últimos 90 anos e que, por causa desse fato, foi necessário acionar as termelétricas para suprir a demanda de energia. A consequência: alta no preço da conta de luz, efeito cascata de aumento de preços na economia e programas do governo para combater o desperdício de energia.

Matéria do Fantástico: 



Pior seca no Brasil em 91 anos acende alerta:

existe o risco de um novo apagão? (04/07/21)



Leia Mais

Matéria da Folha de São Paulo: 



Pior seca da história encarecerá

conta de luz o ano todo (11/05/2021)

Leia Mais

Matéria da CNN Brasil: 



Inflação sofre impacto da crise hídrica,

a pior dos últimos 91 anos no Brasil (24/08/2021)


Leia Mais

De 2019 para cá, o volume de chuvas ficou abaixo da normalidade e os reservatórios da região Sudeste e Centro-Oeste, considerados as maiores “caixas-d’água do setor elétrico brasileiro”, também passaram por uma situação hidrológica desfavorável. 

 

O aumento/escassez das chuvas e a influência no preço da energia

É um fato: a principal fonte de geração de energia no Brasil é a fonte hidráulica. As usinas hidrelétricas correspondem a quase 70% da matriz elétrica nacional e o país tem um dos mais altos potenciais hidráulicos do planeta.

De acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil possui 219 usinas hidrelétricas de grande porte em operação, 425 pequenas centrais hidrelétricas e 739 centrais geradoras hidrelétricas. Desse número, três usinas brasileiras – a Itaipu Binacional, Belo Monte e Tucuruí, ocupam o ranking das dez maiores do mundo.  E a perspectiva do Ministério de Minas e Energia é de ainda mais crescimento – segundo o órgão, a energia hidrelétrica vai continuar a dominar a geração de energia no Brasil até 2030. 


Não há dúvidas da relevância que a previsão de chuvas tem para o preço da energia. 

O regime de chuvas influencia fortemente no preço da energia no curto e no médio prazo, mesmo para quem faz parte doMercado Livre de Energia. Ainda que o preço da energia seja negociado livremente, contrato a contrato, se o período hidrológico for desfavorável, os encargos podem ficar mais caros mês a mês.  Mas, cabe ressaltar que em comparação com os clientes do ambiente cativo, os efeitos para quem compra e vende a energia no mercado livre são menores e a previsibilidade dos aumentos é bem mais assertiva. 


Conheça o Pluvia para prever afluências de vazão com agilidade e tomar decisões com mais confiança

Para acompanhar previsões diárias, analisar diferentes cenários e compreender as consequências de cada um deles nas vazões das usinas hidrelétricas,a Norus desenvolveu o Pluvia. Ele é um sistema de previsões de afluência com grande volume de dados hidrológicos, que utiliza técnicas de aprendizagem de máquina.São mais de 300 previsões para diferentes mapas e condições de partidas, que podem ser acessados todos os dias. 


Diferenciais do Pluvia:

- Produção de mais de 300 previsões de vazão por dia;

- Previsões com aprendizagem de máquina;

- Previsões seguindo o processo oficial (para bacias que usam SMAP);

- Horizontes de previsão de até 10 meses à frente;

- Entrega o PREVS pronto para executar o GEVAZP;

- Permite o upload de mapas de precipitação no formato CSV para até 60 dias à frente;

- Permite a criação de mapas de precipitação personalizados com base nos mapas existentes;

- Interface intuitiva, de fácil comparação entre previsões.



15 dias para você testar gratuitamente

Achou que as funcionalidades do Pluvia são interessantes para o seu negócio?

Entre em contato com nossa equipe comercial AQUI e teste o sistema por 15 dias grátis.


Esse conteúdo foi interessante para você? Leia também: 


Como é calculado o preço da energia elétrica? 

Conheça os fatores que influenciam a oscilação dos preços de energia no curto, médio e longo prazo e tome decisões mais assertivas.
SAIBA MAIS


Norus 10 anos - Tecnologia para impulsionar melhores decisões. 


Por Luana Martins 29 de julho de 2024
Descubra como esse investimento pode conferir uma política mais eficiente para a sua gestão de portfolio e riscos, além de auxiliar na tomada de decisões de uma maneira dinâmica e segura. A tecnologia é capaz de trazer informações essenciais e dar suporte às decisões de compra e venda de energia. Sabemos que controles ineficazes e o uso de ferramentas pouco flexíveis, como planilhas, comprometem a segurança e confiança no mercado, dessa forma plataformas como o Imeris, atuam no acompanhamento da posição atual e garantem informações cruciais para a tomada de decisão e avaliação de cenários futuros. Afinal, para entender as oportunidades no setor elétrico é preciso agilidade, estratégia e inteligência de mercado. Ainda, para aqueles que utilizam planilhas para realizar o controle de suas carteiras comerciais trouxemos alguns pontos que devem ser levados em consideração, mesmo que essas sejam fáceis de modificar e deem a sensação de liberdade por parte da sua empresa. No entanto, essas planilhas podem se tornar prejudiciais para o gerenciamento de riscos à medida que a complexidade do seu portfólio aumenta, estando mais suscetível a erros humanos simples que podem prejudicar os relatórios e análises. Levantamos abaixo as razões para sua comercializadora mudar para uma plataforma digital de gestão e melhorar sua eficiência, avaliações e auditabilidade.
Por Luana Martins 28 de maio de 2024
Os novos paradigmas da programação horária e suas consequências para o mercado protagonizaram as discussões na nossa edição de 2024!
Por Luana Martins 31 de outubro de 2023
O programa DESSEM é um modelo de otimização de curtíssimo prazo para determinar a programação diária da operação de sistemas hidrotérmicos, incluindo as fontes intermitentes, em um horizonte de algumas semanas e discretização de até meia-hora. Recentemente, os valores apontados pelo DESSEM para o Custo Marginal de Operação do sistema elétrico para os intervalos de 30 minutos que antes eram muito similares, saíram do piso e começaram a se diferenciar dos outros modelos. Dessa forma, tornou-se interessante de utilizá-lo a fim de identificar oportunidades no Mercado Livre de Energia. Nossos clientes podem optar por rodar este modelo e aproveitar seus benefícios com o auxílio do Pluvia e do Prospec. Apresentamos as facilidades que as nossas plataformas conferem aos seus usuários para tornar a execução do Dessem mais amigável e os motivos para que você solicite o teste das nossas soluções!
Ver mais
Share by: