PUBLICAÇÕES

Como é calculado o preço da energia elétrica?

Conheça os fatores que influenciam a oscilação dos preços de energia no curto, médio e longo prazo e tome decisões mais assertivas.

Comprar e vender energia no mercado livre pode trazer uma série de vantagens para as empresas. A oportunidade de escolher fornecedores e de negociar livremente favorece a competitividade do setor, otimiza a previsão dos custos, garante uma gestão mais eficiente na contratação da energia e mais rentabilidade às operações das companhias. 

Mas, é preciso se atentar à volatilidade dos preços para a melhor tomada de decisão. Cabe lembrar que este é um mercado sensível à lei da oferta e da demanda. 


Fatores que influenciam o preço da energia

O modelo de precificação de energia sofre a influência de questões conjunturais e estruturais. 

As questões conjunturais impactam, sobretudo, no preço da energia no curto e no médio prazo, fazendo com que o preço seja bastante variável. 


Fatores capazes de alterar os preços vigentes (no curto e no médio prazo): 

- a frequência, a localização e a quantidade das chuvas para a geração de Energia Natural Afluente (ENA); 

- o potencial dos ventos;

- as temperaturas previstas abaixo ou acima do esperado; 

- o volume de produção das usinas hidrelétricas; 

- os níveis dos reservatórios; 

- os preços dos combustíveis; 

- a demanda de energia pelos consumidores; 

- os custos de déficit;

- a disponibilidade de geração e distribuição de energia. 


Se o regime de chuvas aguardado para o verão vier abaixo do esperado e esse dado chegar a influenciar o volume de oferta de energia hidráulica, por exemplo,  pode ser necessário acionar fontes mais caras de energia, como as térmicas. O impacto dessa questão climática será percebido no preço da energia.  Situação parecida como a do exemplo aconteceu recentemente no Brasil. O país vem enfrentando a pior seca dos últimos 90 anos e, por isso, no segundo semestre de 2021, foi necessário acionar as usinas térmicas para suprir a demanda.

Assim como podem favorecer o aumento no preço, as condições conjunturais podem tornar o preço por MWh mais atrativo. 

A atividade econômica e a política do país também fazem parte dos fatores de conjuntura e impactam no preço de curto e médio prazo. 


Para equilibrar os custos entre a oferta e a demanda de energia no país, é utilizado o PLD. 

No Ambiente de Contratação Livre (ACL), o preço da energia é bastante impactado pelo PLD. A sigla refere-se ao Preço de Liquidação de Diferenças e serve como indicador de equilíbrio do sistema elétrico.  Ele determina os valores de toda a energia elétrica produzida, mas não contratada pelos agentes de mercado. O PLD é utilizado na liquidação da energia no mercado de curto prazo (MCP).

O PLD é calculado através de um modelo matemático e proporciona o acompanhamento dos preços através de publicações diárias, com valores de hora em hora para as 24 horas do dia subsequente.  Vale lembrar que é limitado por um preço mínimo e por um preço máximo, estabelecidos anualmente pela ANEEL. 


Impactos no preço da energia no longo prazo: questões estruturais

Ainda que os contratos em longo prazo sejam negociados com base no PLD, os preços não sofrem tanta flutuação, visto que há mais tempo para previsões e consumo. O preço da energia em longo prazo tem pouca influência das questões conjunturais e bastante influência das questões estruturais, tais como: 

- construção de novas usinas para a expansão da matriz energética; 

- eleições presidenciais e planos de governo; 

- expectativa de crescimento do país; 

- novas fontes de energia; 

- impacto da geração da energia no ecossistema, etc. 

 

É de extrema relevância conhecer as variáveis que impactam no preço da energia para tomar as decisões mais assertivas de compra e venda no setor energético.A Norus conhece os desafios e oscilações do Mercado Livre de Energia e tem expertise para impulsionar os clientes para decisões cada vez melhores. Há 10 anos nos inspiramos na força que a energia elétrica tem e desenvolvemos tecnologia para quem produz, vende e distribui energia.


Conheça as nossas soluções AQUI e fale diretamente com um dos nossos especialistas.


Norus 10 anos - Tecnologia para impulsionar melhores decisões. 


Por Luana Martins 29 de julho de 2024
Descubra como esse investimento pode conferir uma política mais eficiente para a sua gestão de portfolio e riscos, além de auxiliar na tomada de decisões de uma maneira dinâmica e segura. A tecnologia é capaz de trazer informações essenciais e dar suporte às decisões de compra e venda de energia. Sabemos que controles ineficazes e o uso de ferramentas pouco flexíveis, como planilhas, comprometem a segurança e confiança no mercado, dessa forma plataformas como o Imeris, atuam no acompanhamento da posição atual e garantem informações cruciais para a tomada de decisão e avaliação de cenários futuros. Afinal, para entender as oportunidades no setor elétrico é preciso agilidade, estratégia e inteligência de mercado. Ainda, para aqueles que utilizam planilhas para realizar o controle de suas carteiras comerciais trouxemos alguns pontos que devem ser levados em consideração, mesmo que essas sejam fáceis de modificar e deem a sensação de liberdade por parte da sua empresa. No entanto, essas planilhas podem se tornar prejudiciais para o gerenciamento de riscos à medida que a complexidade do seu portfólio aumenta, estando mais suscetível a erros humanos simples que podem prejudicar os relatórios e análises. Levantamos abaixo as razões para sua comercializadora mudar para uma plataforma digital de gestão e melhorar sua eficiência, avaliações e auditabilidade.
Por Luana Martins 28 de maio de 2024
Os novos paradigmas da programação horária e suas consequências para o mercado protagonizaram as discussões na nossa edição de 2024!
Por Luana Martins 31 de outubro de 2023
O programa DESSEM é um modelo de otimização de curtíssimo prazo para determinar a programação diária da operação de sistemas hidrotérmicos, incluindo as fontes intermitentes, em um horizonte de algumas semanas e discretização de até meia-hora. Recentemente, os valores apontados pelo DESSEM para o Custo Marginal de Operação do sistema elétrico para os intervalos de 30 minutos que antes eram muito similares, saíram do piso e começaram a se diferenciar dos outros modelos. Dessa forma, tornou-se interessante de utilizá-lo a fim de identificar oportunidades no Mercado Livre de Energia. Nossos clientes podem optar por rodar este modelo e aproveitar seus benefícios com o auxílio do Pluvia e do Prospec. Apresentamos as facilidades que as nossas plataformas conferem aos seus usuários para tornar a execução do Dessem mais amigável e os motivos para que você solicite o teste das nossas soluções!
Ver mais
Share by: