P&D

PROJETO SPARHTACUS II

DESENVOLVIDO POR: PLAN4 E LABPLAN/UFSC/INESC P&D BRASIL

FINANCIADO POR: NORTE ENERGIA SA

SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO

NOV/2018


Desenvolvimento de Modelo Estocástico de Políticas Semanais para o Despacho Horário do Sistema Interligado Nacional


No Brasil tem-se discutido recorrentemente os modelos de formação de preço, incluindo seus dados de entrada, parâmetros, metodologias e novas implementações nos modelos de operação e formação de preço do Setor Elétrico Brasileiro. Este movimento tem os seguintes objetivos:

  1. Melhor alinhamento entre a operação real do sistema e sua representação computacional, uma vez que existem expressivas diferenças entre as decisões tomadas pelo operador e os resultados fornecidos pelos modelos;
  2. Sinalização econômica de curtíssimo prazo no mercado de energia elétrica brasileiro, este último relacionado a eventual adoção do modelo de programação diária da operação eletro-energética com patamares horários de carga (DESSEM).

Para alavancar a concepção de modelos com as mudanças conjunturais citadas, o Labplan/UFSC e a Plan4 Engenharia desenvolveram conjuntamente, em um projeto de P&D, o modelo SPARHTACUS. Esse projeto é uma continuação de um trabalho desenvolvido anteriormente, buscando um alinhamento ainda maior entre os resultados computacionais e a operação real do sistema, além da implementação de modelos linear e não-linear da etapa da programação diária da operação eletro-energética, criados para as respectivas tomadas de decisão e simulação da operação do SIN em patamares horários de carga.

O modelo SPARHTACUS II será um modelo computacional de alto desempenho e grande porte de programação estocástica multiestágio linear inteira-mista, em que decisões eletro-energéticas são tomadas ao se tratar todas as etapas de planejamento, incluindo a programação diária, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de maneira integrada. Adicionalmente, propõe-se implementar um simulador não-linear que avalie as decisões obtidas na etapa da programação diária da operação, com o objetivo de observar as consequências operativas de tais decisões em função da realidade das usinas do SIN.

RELACIONADOS

22 DE AGOSTO DE 2016

PROJETO ECCO

O problema do gerenciamento de portfólio de distribuidoras em ambiente regulado tem por...


LER MAIS

17 DE NOVEMBRO DE 2014

PROJETO SPARHTACUS

O Operador Nacional do Sistema (ONS) utiliza os modelos NEWAVE e DECOMP para a...


LER MAIS

Share by: