PUBLICAÇÕES

Descomplica aí, Norus! #2

EÓLICAS NOS MODELOS NEWAVE, DECOMP E GEVAZP

A inserção das eólicas na execução dos modelos NEWAVE¹ e DECOMP¹ trouxeram novos arquivos aos decks. Dessa vez, os arquivos pertencem a uma biblioteca criada pelo CEPEL e são no formato de arquivos separados por vírgula (csv). Isso facilitará a vida de quem precisa alterar esses arquivos frequentemente, já que esse tipo de arquivo é mais amigável se comparado aos arquivos originais dos decks.


Fizemos um compilado do que sabemos até agora sobre as funcionalidades das eólicas e esses arquivos csv. Também listamos algumas dicas para executar esses modelos com a inserção das eólicas no produto da Norus, o Prospec.


Como um resumo, fizemos essa lista com qual funcionalidade precisa estar em qual tipo de deck para que as eólicas sejam levadas em consideração na execução dos processos de otimização do NEWAVE e DECOMP e na geração de cenários pelo GEVAZP¹.


  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CADASTRO: NW + DC + GVZP
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POTENCIA-INSTALADA: NW + DC
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-CONFIGURACAO: NW + DC + GVZP
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-SUBMERCADO: NW + DC
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-FUNCAO-PRODUCAO-VENTO-POTENCIA-LINEAR: NW + DC
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-GERACAO: NW + DC
  • POSTO-VENTO-CADASTRO: NW + GVZP
  • PARQUE-EOLICO-EQUIVALENTE-POSTO: NW + GVZP
  • VENTO-HISTORICO: NW + GVZP


As versões desses modelos, ainda em teste, quando escrevemos esse artigo são:

NEWAVE 28.12

DECOMP 31.17

GEVAZP 9.1.6


Além disso, fizemos um vídeo para explicar um pouco melhor sobre todos esses arquivos e o impacto em execuções, você pode acessá-lo aqui.


Esperamos que nossas dicas ajudem você a se encontrar nessa novidade do setor!


¹Os softwares NEWAVE, DECOMP e GEVAZP são de propriedade do CEPEL.

Por Luana Martins 31 out., 2023
O programa DESSEM é um modelo de otimização de curtíssimo prazo para determinar a programação diária da operação de sistemas hidrotérmicos, incluindo as fontes intermitentes, em um horizonte de algumas semanas e discretização de até meia-hora. Recentemente, os valores apontados pelo DESSEM para o Custo Marginal de Operação do sistema elétrico para os intervalos de 30 minutos que antes eram muito similares, saíram do piso e começaram a se diferenciar dos outros modelos. Dessa forma, tornou-se interessante de utilizá-lo a fim de identificar oportunidades no Mercado Livre de Energia. Nossos clientes podem optar por rodar este modelo e aproveitar seus benefícios com o auxílio do Pluvia e do Prospec. Apresentamos as facilidades que as nossas plataformas conferem aos seus usuários para tornar a execução do Dessem mais amigável e os motivos para que você solicite o teste das nossas soluções!
Por Luana Martins 15 ago., 2023
Conheça as funcionalidades e features atuais que estão disponíveis na nova plataforma lançada pela Norus que busca criar um espaço colaborativo onde organizações compartilham seus demonstrativos financeiros e examinam os dados de outras empresas participantes.
Por João Pedro Lima 02 jun., 2023
Quando se fala de risco de portfólio, especialmente em relação à mercado, o que se pretende mensurar é, em geral, qual a perda financeira decorrente da variação da marcação à mercado (MtM) de um dia para o outro (holding period igual à 1). Ou seja, qual o risco financeiro que uma empresa se expõe ao segurar a posição por um dia. Considerando que a posição em termos de volume é conhecida, ou seja, desconsiderando possíveis variações de volume devido à, por exemplo flexibilidades, geração e consumo, a grande questão é o quanto o preço de mercado pode variar, pois essa informação permitirá medir o risco que o agente está assumindo. Exemplo: Um agente posicionado long (comprado) em um determinado produto, a preço fixo, está exposto à variação da MtM. Se essa subir, significa que a empresa fez um bom negócio, visto que ele poderá vender essa energia à um preço maior. Por outro lado, se o preço cair, significa prejuízo em relação ao dia anterior, uma vez que vender a energia no dia anterior traria um resultado melhor do que negociar a energia na marcação atual. Em outras palavras, a variação da MtM terá impacto, positivo ou negativo, dependendo do posicionamento do agente, conforme Figura 1.
Ver mais
Share by: