PUBLICAÇÕES

Apresentando o Imeris Contrapartes

Hoje, exploraremos a nova plataforma da Norus que tem o objetivo de permitir que empresas analisem dados financeiros de possíveis contrapartes. Buscamos criar um espaço colaborativo onde organizações compartilham seus demonstrativos financeiros e examinam os dados de outras empresas participantes.


Atualmente a plataforma está dividida nas seguintes telas: 

HUB DE CONTRAPARTES

Ambiente onde são visualizados os documentos cadastrados pelas empresas participantes. Cada organização é identificada, no sistema, pela Razão Social e CNPJ, que são itens obrigatórios no cadastro de uma nova empresa.


A mesmas são listadas em tabela com CNPJ, razão social, período de referência do documento criado, tipo do documento criado e ação de visualizar os documentos ou pedir autorização, caso a empresa seja restrita.

DOCUMENTOS

Meus documentos 

Nesse painel são listados os documentos criados pela empresa. É possível visualizar e editar os documentos já criados. 


Adicionar Documentos 

Tela na qual são criados os documentos que serão publicados e apresentados no Hub de Contrapartes. Cada documento criado deve ter um arquivo comprobatório vinculado, ou seja, ao criar um documento o usuário precisa enviar um arquivo (.pdf) que comprove os valores declarados. O arquivo comprobatório pode ser visualizado pelas empresas, na mesma tela onde visualiza os documentos criados. 

Ainda, é necessário informar junto do arquivo a data Início do período de validade do documento e a data fim desse período. Estes correspondem ao período de referência dos documentos. Só é possível haver um tipo de documento válido por período de referência.


A confiança nos dados é fundamental. É por isso que cada empresa participante é responsável por fornecer seus próprios dados e garantir que sejam precisos e verdadeiros. Esse compromisso com a veracidade é reforçado por meio da inclusão dos documentos comprobatórios, processo que assegura a integridade e confiabilidade dos dados compartilhados.


Na versão atual, é possível criar os seguintes documentos:


  • Balanço Patrimonial Ativo 
  • Balanço Patrimonial Passivo 
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa 
  • Demonstrativo de Mutação do Patrimônio Líquido 
  • Demonstrativo de Resultado do Exercício 
  • Demonstrativo de Valor Adicionado

ADMINISTRAÇÃO

Minha Empresa

Painel no qual é feito o cadastro de uma empresa e os usuários com permissão podem editar os dados cadastrais da sua empresa. 


É aqui, também, que são criados usuários com os devidos perfis que consistem em responsáveis pela gestão da conta da empresa na plataforma com acesso a todas as funcionalidades e a criação outros usuários, e usuários com permissão de criar e visualizar documentos. 


Para cadastrar uma empresa, são disponibilizados campos como demonstrado na imagem ao lado.

RELAÇÕES

Minhas Relações

Parte em que a empresa gere as solicitações de acesso aos seus documentos. Essa tela é visível apenas para empresas que se definem como “Restritas”. 


Cada empresa pode restringir o acesso aos seus dados. Caso a empresa opte por restringir o acesso, as demais empresas precisam solicitar o acesso aos mesmos. O que pode ser permitido ou negado. Acessos previamente permitidos podem, também, ser revogados. 


A solicitação também pode ser feita na própria tela HUB de Contrapartes, no botão “Ações”.

ACESSO INTEGRAÇÃO

API Token

A plataforma conta com integração via API para consulta de dados. A integração é estabelecida através de token gerado e que é válido para a empresa por 6 meses, permitindo acesso aos dados dos documentos cadastrados. 


Integração com a plataforma de Inteligência de Mercado e Gestão de Risco – Imeris

A plataforma Imeris pode consultar os documentos criados pelas empresas no Imeris Contrapartes para calcular limites de crédito para as suas contrapartes. Isso ocorre justamente através da informação do token gerado no ambiente da empresa no Imeris Contrapartes.


O Imeris apenas poderá consultar dados das empresas não restritas no Imeris Contrapartes e de empresas que permitiram o acesso aos seus dados.


Por Luana Martins 31 out., 2023
O programa DESSEM é um modelo de otimização de curtíssimo prazo para determinar a programação diária da operação de sistemas hidrotérmicos, incluindo as fontes intermitentes, em um horizonte de algumas semanas e discretização de até meia-hora. Recentemente, os valores apontados pelo DESSEM para o Custo Marginal de Operação do sistema elétrico para os intervalos de 30 minutos que antes eram muito similares, saíram do piso e começaram a se diferenciar dos outros modelos. Dessa forma, tornou-se interessante de utilizá-lo a fim de identificar oportunidades no Mercado Livre de Energia. Nossos clientes podem optar por rodar este modelo e aproveitar seus benefícios com o auxílio do Pluvia e do Prospec. Apresentamos as facilidades que as nossas plataformas conferem aos seus usuários para tornar a execução do Dessem mais amigável e os motivos para que você solicite o teste das nossas soluções!
Por Bruna de Souza 22 jun., 2023
Dicas e explicações didáticas das mudanças relacionadas a inserção das eólicas nos modelos NEWAVE, DECOMP e GEVAZP.
Por João Pedro Lima 02 jun., 2023
Quando se fala de risco de portfólio, especialmente em relação à mercado, o que se pretende mensurar é, em geral, qual a perda financeira decorrente da variação da marcação à mercado (MtM) de um dia para o outro (holding period igual à 1). Ou seja, qual o risco financeiro que uma empresa se expõe ao segurar a posição por um dia. Considerando que a posição em termos de volume é conhecida, ou seja, desconsiderando possíveis variações de volume devido à, por exemplo flexibilidades, geração e consumo, a grande questão é o quanto o preço de mercado pode variar, pois essa informação permitirá medir o risco que o agente está assumindo. Exemplo: Um agente posicionado long (comprado) em um determinado produto, a preço fixo, está exposto à variação da MtM. Se essa subir, significa que a empresa fez um bom negócio, visto que ele poderá vender essa energia à um preço maior. Por outro lado, se o preço cair, significa prejuízo em relação ao dia anterior, uma vez que vender a energia no dia anterior traria um resultado melhor do que negociar a energia na marcação atual. Em outras palavras, a variação da MtM terá impacto, positivo ou negativo, dependendo do posicionamento do agente, conforme Figura 1.
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